Princípios Directores

 

A aplicação dos Princípios Directores desenvolve-se mediante uma estratégia de responsabilidade de todas as empresas signatárias, as quais, na sua vida quotidiana, auto-avaliam os progressos alcançados mercê de um conjunto de Códigos de Práticas de Gestão que contêm regras detalhadas e Guias de aplicação destes Princípios, bem como Listas de Avaliação e de Verificação e os Indicadores de Desempenho que permitem comparar quantitativamente de forma coerente, os resultados alcançados por cada um e pelo sector e relatar os progressos alcançados.

 

A Actuação Responsável assenta uma matriz composta por oito elementos base denominados Critérios Fundamentais:

 

1. Princípios Directores – Compromisso formal por parte da empresa, assumido pelo gestor de topo de adesão à ética e ao Programa Actuação Responsável.

2. Códigos, Guias e Listas de Verificação – destinados a apoiar as empresas na implementação do compromisso.

3. Indicadores de Desempenho – Desenvolvimento progressivo de indicadores com os quais se mede o desempenho.

4. Comunicação – Processo contínuo de comunicação com os parceiros quanto às questões de Segurança, Saúde e Ambiente.

5. Forum de partilha e troca de informação – no qual as empresas trocam opiniões e partilham experiências sobre a implementação do compromisso, entre-ajudando-se.

6. Título e logotipo – propriedade colectiva do CEFIC, claramente identificam que o programa nacional é consistente e integra o conceito de Responsible Care®.

7. Verificação – Procedimentos para confirmar a implementação da Actuação Responsável pelas empresas aderentes.

8. Encorajamento – Incentivo a todas as empresas da indústria química no sentido de as motivar ao envolvimento no compromisso.