Projeto “Avaliação de oportunidades de melhoria no Setor Químico no contexto da Economia Circular”
A APEQ, com a colaboração das empresas suas associadas e o apoio de uma empresa de consultoria internacional (PwC – PricewaterhouseCoopers), desenvolveu no último trimestre de 2017 o estudo preliminar “Avaliação de oportunidades de melhoria no Setor Químico no contexto da Economia Circular”, na sequência de candidatura submetida junto do Ministério do Ambiente (Fundo Ambiental), Programa “Apoiar a Transição para uma Economia Circular: Fase I”.

A 1ª fase deste Programa lançado pelo Fundo Ambiental (Aviso n.º 6907/2017) destinava-se a financiar estudos (prévios) cujo objetivo fosse o de identificar oportunidades de ações que promovessem a Economia Circular. A candidatura da APEQ foi uma das 20 selecionadas para financiamento neste âmbito.

Na sequência da finalização do estudo preliminar e submissão do respetivo relatório, a APEQ recebeu no passado dia 15 de Dezembro a confirmação da validação, por parte do Fundo Ambiental, do plano de implementação e relatório de viabilidade do Projeto submetidos por esta Associação no âmbito do Programa “Apoiar a Transição para uma Economia Circular: Fase I”.

Nos termos da candidatura e dos documentos submetidos e entretanto aprovados, foi identificada uma oportunidade de projeto a ser implementado futuramente. Trata-se da construção de uma plataforma de partilha de informação que permita no futuro que os associados aderentes possam conhecer de forma permanente e atualizada as oportunidades de partilha de ativos e de fluxos de materiais, numa ótica de melhor utilização de recursos, e dentro dos princípios da economia circular.Sublinhe-se que o trabalho submetido pela APEQ foi desenvolvido no prazo total de 4 semanas, entre Outubro e Novembro de 2017, o que obrigou a um esforço intenso dos nossos consultores, da APEQ, e dos associados envolvidos.

O nosso agradecimento às empresas associadas que participaram ativamente neste trabalho, pois sem o seu envolvimento e contributos não teria sido possível concluir este trabalho no prazo tão curto disponível, nem chegar ao resultado final obtido.