Indicadores de Desempenho
O conjunto de instrumentos de auto avaliação voluntária integra, ainda, os Indicadores de Desempenho que permitem comparar quantitativamente de forma coerente, os resultados alcançados por cada um e pelo sector e relatar os progressos alcançados a todos os interessados e ao público.

A APEQ possui desde 1993 um conjunto vasto de dados sobre o comportamento das empresas Actuação Responsável®, publicou o primeiro Relatório Anual em 1995, integra os relatórios europeus “CEFIC Responsible® Care Annual Report” desde 1995 e os relatórios mundiais “ICCA Responsible® Care Report” desde 1996, disponíveis respectivamente nos sites do CEFIC (http://www.cefic.org/) e da ICCA (http://www.icca-chem.org/).

A Actuação Responsável® torna possível, não só às empresas como ao próprio sector, demonstrar de forma objectiva e transparente, através de relatórios de sustentabilidade suportados com a força dos números e das palavras, o compromisso das empresas Responsible Care® / Actuação Responsável® nacionais na rota do Desenvolvimento Sustentável a que nos comprometemos em reunião pública na Torre do Tombo, em Lisboa, em 28 Novembro de 2002.

A APEQ segue o programa ambicioso de implementação de indicadores de desempenho definido pelo CEFIC em 1998, que tem vindo a acrescentar cada vez mais variáveis e que tem sido cumprido.

 

Actualmente o relato, com frequência anual, das empresas químicas Actuação Responsável®, abrange para além de um indicador qualitativo, um conjunto de Indicadores de Desempenho, num total de 127 indicadores quantitativos distribuido pelas áreas Económica, Ambiental, Social e Responsabilidade pelo Produto – Product Stewardship.

 

A APEQ faz parte da equipa do CEFIC que se ocupa da revisão dos indicadores adoptados, no sentido de adicionar aqueles que o caminho percorrido evidencia como necessários à melhoria contínua do desempenho que a indústria química se impôs e da introdução dos que vão ao encontro das preocupações por um Desenvolvimento Sustentável.

 

De modo a que os critérios de avaliação quantitativa dos vários Indicadores de Desempenho fosse claro e uniforme a todas as empresas relatoras, a APEQ elaborou e publicou várias versões do Guia de Indicadores de Desempenho que referiremos de seguida.

 

Guia de Indicadores de Desempenho Actuação Responsável®

De modo a reflectir o constante no “CEFIC – RC Reporting Guidelines 2006”, a actual legislação aplicável em vigor, as acções qualitativas levadas a cabo pelas empresas na área da Actuação Responsável®, assim como a adequação às práticas de algumas empresas no preenchimento dos respectivos Indicadores de Desempenho Anual (KPIs), a APEQ – Associação Portuguesa das Empresas Químicas, publicou a versão de 2008 do Guia dos Indicadores de Desempenho Responsible Care® / Actuação Responsável®.

Esta nova versão prova a existência de um espírito Actuação Responsável® cada dia mais vivo, participante e actuante, quer entre esta Associação e as Empresas Químicas , quer entre estas e as Comunidades onde se inserem.