Códigos de Práticas de Gestão
Conjunto de linhas orientadoras e práticas destinadas a apoiar as empresas químicas na implementação e desenvolvimento do compromisso Actuação Responsável®.

Os Códigos da Avaliação integram as Práticas de Gestão do programa Actuação Responsável®.

Os Códigos de Práticas de Gestão abrangem:

 

  • Consciencialização da Comunidade e Procedimentos de Resposta a Emergências

    Promoção do planeamento da Resposta a Emergências, incluindo programas que visem a comunidade fora da unidade fabril e um diálogo continuado entre os gestores da fábrica, os trabalhadores, aqueles que estão envolvidos na resposta a emergências e o público. Coordenação e verificação anual dos planos de emergência e planos de ajuda para apoio à comunidade na recuperação de incidentes de foro ambiental, de saúde e de segurança.


  • Distribuição

    Redução dos riscos associados ao transporte, manipulação de substâncias químicas nas operações de armazenamento, transferências e reembalagem, a que os trabalhadores, o ambiente e o público possam ser expostos, com avaliação regular dos riscos de distribuição e das metodologias para minimizar tais riscos. Revisão do desempenho dos trabalhadores, distribuidores, transportadores e subcontratados, por forma, a cumprirem com os requisitos expressos no Código de práticas de Gestão.

  • Saúde e Segurança dos Trabalhadores

    Protecção e promoção da saúde e segurança das pessoas que trabalham ou visitam as instalações da empresa, através do estabelecimento de programas de saúde e segurança, da identificação e avaliação dos perigos; da prevenção e minimização de condições e acções inseguras e da adopção diária de práticas seguras no trabalho.

  • Prevenção da Poluição

    Redução progressiva e sustentada, da emissão de poluentes para o meio ambiente, da quantidade de resíduos e desperdícios gerados e promoção da gestão adequada dos que são produzidos.

  • Segurança dos Processos

    Os meios de prevenção de incêndios, de explosões e de perdas acidentais de substâncias químicas, deverão estar presentes em todos os projectos de novas unidades ou alteração das existentes, devendo estes, ser devidamente documentados segundo as boas práticas de engenharia de construção, de operação e de manutenção, assim como deverão prever um conjunto de programas de inspecções periódicas de conformidade. Paralelamente deverão prever-se programas adequados de implementação e revisão de sistemas de retenção/impermeabilização para protecção secundária para limitação de eventuais derrames e formação de todos os trabalhadores incluindo os subcontratados em segurança operacional.

  • “Product Stewardship”

    A saúde, a segurança e a protecção do ambiente são partes integrantes da definição e concepção, produção, distribuição, utilização, reciclagem e deposição dos produtos, ao longo de toda a sua cadeia de valor.
    A sua prossecução exige a envolvência de todos os segmentos da empresa, passando nomeadamente, pela investigação, pelo desenvolvimento, pela produção, pela distribuição e marketing, bem como pelas actividades de clientes, de fornecedores, de distribuidores e de todos os subcontratados.

  • Práticas Sociais e Económicas

    As empresas Actuação Responsável®, desenvolvem com os seus colaboradores, fornecedores e clientes as melhores práticas económicas tendo o cuidado de o fazer observando também as melhores condutas sociais.