PROGRAMA - PRISME2

O programa Prisme² foi iniciado em Novembro de 2008 pelo Cefic conjuntamente com o ECEG - European Chemical Employers Group e o EMCEF - European Mine, Chemical and Energy workers' Federation, parceiros da indústria química no Diálogo Social Europeu.

 

O símbolo Prisme² “quadrado” implica o esforço conjunto e redobrado através da participação de empregadores e de trabalhadores.

 

O projecto foi concebido no âmbito da Actuação Responsável® e direccionado às pequenas e médias empresas (PMEs) para que adoptem este acordo voluntário nas suas práticas diárias, de modo a gerarem valor acrescentado nos seus negócios através da melhoria do Ambiente, da Saúde, da Segurança e da Sustentabilidade, para assim poderem reforçar a respectiva competitividade do sector químico.

 

A Comissão Europeia seleccionou-o como um programa a ser co-financiado como um projecto multi stakeholder sobre Responsabilidade Social Empresarial no sector químico.

 

Prisme² propõe-se:

 

  • Melhor o entendimento das necessidades das PMEs nas áreas do Ambiente, da Saúde, da Gestão da Segurança e da Sustentabilidade
  • Reforço do apoio das Associações Nacionais às PMEs
  • Incentivar as grandes empresas químicas a compartilhar as suas melhores práticas e a permitir que os seus peritos em Ambiente Saúde e Segurança sejam os "mentores" das PMEs
  • Criar uma rede regional Actuação Responsável® com programas dedicados às PMEs
  • Envolver directamente os sindicatos de trabalhadores como actores-chave na Actuação Responsável®
  • Promover o valor acrescentado da Actuação Responsável® nas relacções comerciais.

 

O programa Prisme² está em conclusão da fase experimental em cinco países: República Checa, Eslováquia, Alemanha, Grécia, Espanha e Reino Unido. As associações Nacionais desse países organizaram workshops com especialistas da indústria para a formação de PMEs em gestão Ambiental, Sáude e Segurança.