PACOPAR

O PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário de Actuação Responsável® de Estarreja, teve a sua génese em 2001 quando as empresas químicas Airliquide, AQP, Cires, Dow e Quimigal, localizadas no Complexo Químico de Estarreja (CQE) decidiram abandonar uma política de aproximação à comunidade baseada em iniciativas individuais e uniram esforços criando um fórum alargado aos stakeholders locais para onde convergissem as questões da comunidade, nomeadamente os riscos dos seus produtos e instalações bem como o grau de preparação para emergências e questões relacionadas com Segurança, Saúde e Ambiente, e que, ao mesmo tempo, permitisse desenvolver uma política de boa vizinhança e onde a transparência de processos fosse correctamente perspectivada pela comunidade - http://www.pacopar.org

 

O processo de alargamento tem sido gradual e faseado por forma a garantir a sua consolidação. São membros efectivos do Pacopar entidades que, pelo seu peso institucional, pela sua independência e pelo prestígio de que gozam junto da Comunidade credibilizam o próprio Painel sendo, ao mesmo tempo, representativas de importantes áreas da sociedade como o Poder Autárquico, o Socorro Público, a Saúde, o Associativismo, a Educação, a Investigação, o Ambiente e a Autoridade.

 

Para além das empresas do CQE atrás citadas, integram este Painel: a Associação Portuguesa de Empresas Químicas (APEQ), a Câmara Municipal de Estarreja, os Bombeiros Voluntários de Estarreja, O Hospital Visconde de Salreu e o Centro de Saúde de Estarreja, a Associação Empresarial SEMA, a Escola Secundária de Estarreja e o Agrupamento Vertical de Escolas Padre Donaciano Abreu Freire, o Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, as Associações Ambientalistas Quercus/Cegonha, os Transportes J. Amaral e a Guarda Nacional Republicana.

 

Diversas iniciativas das quais se destacam a realização de seminários, programas e rádio com pergunta/resposta sobre temáticas previamente divulgadas, sessões de formação e diversas jornadas de portas abertas das empresas do CQE foram criando um relacionamento de proximidade entre as instituições da comunidade representadas no Painel, no âmbito da Actuação Responsável®.

 

– Prémio CEFIC Responsible Care® award 2005

 

Pelo exemplo de inovação, transparência e sucesso nas relações entre a indústria química e a comunidade, o PACOPAR recebeu em Outubro de 2005, o European Responsible Care® Award.

 

Trata-se de um galardão instituído pelo CEFIC (Conselho Europeu da Indústria
Química) e visa premiar empresas químicas europeias que se distingam pela inovação
na aplicação dos princípios do Programa Actuação Responsável®.

O PRÉMIO VAI PARA O PACOPAR!

 

 

 

 

Pelo exemplo de inovação, transparência e sucesso nas relações entre a indústria química e a comunidade. Pela criação de laços de confiança. Por tudo isto o Pólo Químico de Estarreja foi considerado o melhor exemplo europeu de Actuação Responsável®.

A importância deste prémio e a sua atribuição ao PACOPAR em Outubro de 2005, numa sessão daquele Conselho que teve lugar em Nice, num contexto de 25 candidaturas de 9 países, mereceram ampla cobertura jornalística por parte da imprensa especializada, regional e nacional.